cirurgia-catarata-goiania-52

CRM/GO – 20.621 RQE/GO – 10447

Teste do Olhinho

Também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, o Teste do Olhinho é um exame simples e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que surge quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.

teste-olhinho-goiania

O teste do olhinho é um exame que deve ser realizado ainda na maternidade, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira.

E caso seja observada alguma alteração, é necessário encaminhar a criança para um oftalmologista, que fará uma avaliação mais criteriosa.

Desde 2010, todos os planos de saúde devem cobrir o Teste do Olhinho, e o objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia é que todas as crianças tenham direito ao Teste do Olhinho.

O que é o Teste do Olhinho?

Também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, o Teste do Olhinho é um exame simples e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que surge quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.

Para que esse reflexo seja visível, é preciso que o eixo óptico não apresente nenhum obstáculo à entrada e saída de luz pela pupila.

Isso mostra que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Como é feito o Teste do Olhinho?

O Teste do Olhinho é feito com as luzes reduzidas no ambiente, e o pediatra ou oftalmologista direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê.

O resultado é a cor do reflexo dessas luzes, que podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas.

Caso não apareça nenhuma cor ou for esbranquiçada, acende um sinal de alerta.

A seguir, a criança deve ser avaliada por um oftalmologista.

Quais as doenças detectadas no Teste do Olhinho?

O Teste do Olhinho pode detectar qualquer alteração que provoque obstrução no eixo visual, como catarata e glaucoma congênito, e quando diagnosticados precocemente, pode ajudar no tratamento e desenvolvimento normal da visão.

Também pode prever:

  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Estrabismo;
  • Retinopatia da prematuridade.

No entanto, ainda serão necessários outros exames complementares para confirmar o diagnóstico.

O Teste de Olhinho pode ser feito em casa?

Pais que que moram em locais onde o exame não é obrigatório, podem fotografar o olho do recém-nascido com o celular e encaminhar a um oftalmologista.

A mãe ou o pai podem segurar a cabeça do bebê e abrir as pálpebras de um olho e depois do outro. A foto pode ser tirada com flash em um quarto escurecido, posicionando o celular a uma distância de 30 centímetros do olho.

Se o reflexo da foto não for avermelhado ou apresentar alguma alteração, a criança deve ser encaminhada o mais breve possível a um oftalmologista.

O Teste do Olhinho é feito por quem?

Embora o pediatra possa fazer o Teste do Olhinho, é melhor que seja realizado por um oftalmologista.

Assim, caso seja observada alguma alteração, ele já vai saber quais exames serão necessários, o que agiliza o tempo do diagnóstico e a orientação quanto ao tratamento correto.

Teste do Olhinho deve ser feito até que idade?

O Teste do Olhinho deve ser feito em crianças até um ano de idade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, aproximadamente 60% das causas de cegueira ou problemas visuais graves podem ser prevenidos ou tratáveis quando identificados precocemente.

Como cerca de 90% do desenvolvimento da visão ocorrem até os dois anos de idade, quando uma alteração ocular não é corrigida na infância, gera danos para o resto da vida.

Qual o prazo para fazer o teste do olhinho?

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja realizado pelo pediatra logo que o bebê nasce, e dependendo do resultado, poderá ser solicitado repetir o teste depois de um tempo.

Geralmente, uma criança pode realizar novamente o exame por volta dos 3, 4 anos, e depois, aos 6 ou 7 anos.

Agendar Consulta

Formulário de Contato

Entre em contato via formulário. 

× Envie uma mensagem agora