cirurgia-catarata-goiania-52

CRM/GO – 20.621 RQE/GO – 10447

Descolamento de Retina

O descolamento de retina corresponde ao descolamento de uma parte da superfície da retina de seu suporte (epitélio pigmentar).

deslocamento-retina-goiania

A retina é uma camada localizada no fundo do olho, tendo o papel de formar a imagem, a qual é transportada pelo nervo óptico até o cérebro, e então reconstitui a imagem.

No caso do descolamento de retina, requer um atendimento de emergência, especialmente para evitar a perda da visão.

Portanto, é essencial estar atento aos sinais de um descolamento de retina e procurar um médico oftalmologista o mais rapidamente possível.

O que é descolamento de retina?

Um líquido se interpõe entre essas duas partes e forma uma pequena bolsa líquida, localizada sob a retina.

É uma condição grave sobre o ponto de vista funcional. E se não tratado, pode levar à perda visual, logo, à cegueira.

Quais as causas de descolamento de retina?

O descolamento de retina atinge mais particularmente pessoas entre 40 e 70 anos, cujas principais causas incluem:

• Ruptura ou rasgo na retina;
  • Tração exercida na região da retina;
  • Doenças inflamatórias;
  •  Tumores

Outros fatores que contribuem são a idade avançada, ausência do cristalino e arteriosclerose, mas também pode ocorrer após um traumatismo ocular ou uma cirurgia de catarata.

Quais os sintomas de descolamento de retina?

O descolamento de retina é indolor. Alguns sinais para ficar alerta são:

• Flashes brilhantes de luz;
  • Visão distorcida;
  • Manchas flutuantes na visão (como se fossem moscas);
  • Sombras;
  • Sensação de uma cortina descendo do topo do olho ou do outro lado;
  • Cegueira em uma parte do campo visual.

Cerca de uma em cada sete pessoas que apresentam um aparecimento repentino de flashes e manchas flutuantes, terá uma ruptura ou descolamento de retina.

E aproximadamente 50% de pessoas que sofrem ruptura de retina, irão ter descolamento de retina.

Fatores de risco de descolamento de retina?

Existem diferentes fatores de risco que contribuem para o descolamento de retina, como:

• Um descolamento de retina no outro olho;
  • Ter tido um traumatismo ocular;
  • Ter mais de 50 anos;
  • Ter miopia em alto grau;
  • Antecedentes familiares;
  • Ter contorno frágil da retina;
  • Ter feito uma cirurgia nos olhos.

Em raras ocasiões, uma retina descolada pode ocorrer após a cirurgia Lasik em pacientes com visão míope.

Como é feito o diagnóstico de descolamento de retina?

Se o indivíduo apresentar os sintomas listados acima, é essencial que busque imediatamente um oftalmologista.

O exame principal para identificar o descolamento de retina é o mapeamento da retina, que consiste em pingar uma gota de colírio para dilatar a pupila do paciente, e com uma luz e uma lente de aumento, o fundo do olho é avaliado.

Dessa forma, é possível observar a situação da retina e se há descolamento.

O que fazer para evitar o descolamento de retina?

Embora não seja possível prever quando ocorrerá um descolamento de retina, tomar alguns cuidados pode evitar o descolamento de retina:

• Proteger os olhos ao praticar algum esporte radical;
  • Usar óculos especiais no caso de trabalhos braçais e com ferramentas;
  • Evitar trauma ocular;
  • Pacientes com diabetes, devem controlar a glicose;
  • Consultar regularmente um oftalmologista.

Tratamento do descolamento de retina?

O tratamento vai depender da gravidade e do tipo de descolamento, mas quando  é iniciado precocemente, maior é a chance de preservar a visão e a estrutura ocular do paciente.

Se a retina não tiver se descolado, é possível reverter a situação com tratamento à laser, que promove a cicatrização, fechando assim o rasgo.

Por outro lado, se a retina já tiver descolado, o tratamento é cirúrgico, com o objetivo de colar a retina novamente no fundo do olho.

O descolamento de retina é grave, que requer atendimento médico de emergência, e assim, ajuda a evitar maiores danos à visão.

Formulário de Contato

Entre em contato via formulário.

× Envie uma mensagem agora