A cirurgia de catarata é considerada um procedimento seguro, simples e eficaz, indicada quando o cristalino do olho se torna opaco, dificultando a visão.
Quando se trata de tipos de cirurgia de catarata, o médico especialista em cirurgia de catarata em Goiânia vai discutir com o paciente qual melhor opção, que pode ser a cirurgia tradicional e a laser.
As duas resolvem o problema, apenas a técnica utilizada é diferente.
Quais os tipos de cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata pode ser feita da forma tradicional e assistida por laser.
Na cirurgia tradicional, o cirurgião fará um pequeno corte na parte lateral da córnea, e a seguir, vai inserir um instrumento para destruir o cristalino.
Os pedaços do cristalino são retirados do olho e uma lente intraocular é colocada.
Já na cirurgia de catarata a laser, o oftalmologista utiliza o laser para fazer uma incisão mínima, a fim de amolecer e assim, romper a catarata.
Da mesma forma que a cirurgia convencional, os pedacinhos do cristalino serão sugados e a nova lente será implantada.
A diferença entre as duas técnicas é que na cirurgia tradicional, o corte é feito com um bisturi, e na cirurgia à laser, a incisão é feita com laser.
Qual é a melhor cirurgia de catarata?
Embora o objetivo dos dois tipos de cirurgia seja o mesmo, a cirurgia de catarata a laser apresenta algumas vantagens.
O tempo de hospitalização é menor, por se tratar de um procedimento de invasão microscópica, e o retorno mais rápido às atividades habituais.
Além disso, os riscos de infecções e sangramentos são menores.
Como é feita a cirurgia de catarata a laser?
Em primeiro lugar, uma cânula bem fina é introduzida no globo ocular por meio de uma pequena incisão (feita pelo laser), que dilui, quebra e depois aspira o cristalino.
Depois, outra cânula é inserida com a finalidade de implantar a nova lente.
Quanto tempo demora uma cirurgia de catarata a laser?
A cirurgia demora entre dez a vinte minutos, feita sob anestesia local, com o uso de colírios e sedação leve, sendo totalmente indolor.
O paciente é liberado no mesmo dia, mas recomenda-se não apertar ou coçar os olhos, para evitar alguma infecção.
Como é a lente que coloca na cirurgia de catarata?
Com a evolução da medicina oftalmológica, as lentes rígidas foram substituídas pelas lentes flexíveis, que podem ser dobradas, o que permite fazer uma incisão menor.
Além disso, existem diversos modelos de lentes que ajudam a corrigir vários problemas de visão, como modelos monofocais tóricas ou não-tóricas, multifocais tóricas ou não-tóricas, e acomodativas.
Por exemplo, a lente intraocular multifocal acomodativa imita a anatomia natural do cristalino, e se adapta para longe e para perto.
Qual é a lente ideal para os meus olhos?
Para saber qual é a lente ideal para seus olhos, é necessário consultar seu oftalmologista para fazer exames específicos.
Caso você tenha outros problemas oftalmológicos, o profissional poderá indicar qual é a ideal para o seu caso propriamente dito.
Como saber se a lente intraocular da cirurgia de catarata saiu do lugar?
O principal sinal que indica que a lente intraocular saiu do lugar é a redução da qualidade da visão e embaçamento.
Embora seja algo raro de acontecer, é necessário consultar seu oftalmologista para poder avaliar o caso, para que possa posicioná-la ou até implantar uma nova.
Qual é o valor da cirurgia de catarata?
Existem alguns fatores a serem considerados para definir o valor da cirurgia de catarata, como:
- Tecnologia envolvida;
- Tipo de lente;
- Se optar por corrigir também por um problema oftalmológico.
Então, na consulta com o oftalmologista, e com base nos exames solicitados, é possível ter uma ideia mais precisa do valor.
Por exemplo, as lentes multifocais apresentam um custo maior, se comparado com as monofocais. E somente o oftalmologista pode determinar o grau a ser corrigido.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tipo de cirurgia de catarata e qual é o mais indicado para o seu problema de catarata, procure conversar com seu médico oftalmologista!