Geralmente, as pessoas associam catarata ao envelhecimento, e não estão erradas, afinal, a catarata é uma das doenças oculares mais comuns entre pessoas com mais de 60 anos.
É uma enfermidade caracterizada por uma degeneração do cristalino, que é a membrana que envolve o globo ocular, e com o tempo, vai ficando opaco, sendo então necessária a cirurgia.
No entanto, a catarata não se limita apenas aos idosos, e a catarata precoce acomete quem tem um histórico familiar ou sofreu uma lesão.
Por isso, é importante ficar atento a sinais e procurar o mais breve possível um especialista em catarata precoce em Goiânia.
Entenda, a seguir, o que é catarata precoce, causas, sinais, fatores que podem acelerar o desenvolvimento da doença, e muito mais!
O que é catarata precoce?
Embora seja mais frequente em idosos, indivíduos mais jovens podem apresentar catarata precoce.
A catarata é uma condição em que o cristalino perde sua transparência, tornando-se opaco.
E com o passar do tempo, a visão fica cada vez mais difícil, sendo necessária a troca do cristalino por uma lente intraocular.
O que causa a catarata precoce?
As principais causas de catarata precoce incluem:
- Catarata congênita: causada por infecções ao longo da gravidez ou mutações genéticas;
- Catarata traumática: decorrente de um trauma ocular, como um acidente de carro ou uma forte pancada no rosto;
- Diabetes descompensada;
- Uso contínuo de determinados medicamentos, por exemplo, corticoides.
Podemos incluir na lista as cataratas secundárias, que estão correlacionadas a outras doenças oculares, como glaucoma e problemas na retina.
Quais os sinais de catarata precoce?
É importante observar os sinais de catarata precoce e quanto antes for feito o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida do paciente.
E quais são os sinais?
- Dificuldade em enxergar sob baixa luminosidade: no início, a pessoa tem dificuldade de ver à noite e em ambientes com pouca luz. Em condições normais, com uma quantidade de luz suficiente, a pessoa enxerga normalmente. Por exemplo, dirigir à noite pode ser um desafio.
- Impressão de névoa sobre a visão: a sensação é como se tivesse uma névoa sobre a visão, dificultando enxergar objetos mais distantes. É uma condição muitas vezes confundida com a miopia, e o uso de óculos adequados reduz temporariamente os sintomas.
- Os objetos perdem sua vivacidade, como se as cores estivessem desbotadas. Isso significa que o cristalino está ficando mais opaco.
- Maior sensibilidade à luz, e existem casos em que a pessoa precisa usar constantemente óculos escuros.
Esses são os sintomas mais frequentes que indicam uma catarata precoce, porém, apenas um oftalmologista especialista é capaz de dar o diagnóstico.
O que acelera a catarata?
Existem fatores que aceleram o aparecimento da catarata, e os principais são:
- O tabagismo aumenta em pelo menos duas vezes o risco de desenvolver a catarata, levando ao desgaste mais rápido das células;
- Diabéticos têm um risco elevado de acelerar o aparecimento de catarata, devido às oscilações glicêmicas que aumentam a formação de radicais livres;
- Os raios solares podem provocar o envelhecimento dos olhos, podendo provocar a catarata;
- Automedicação, especialmente o uso de corticoides, pois podem deixar resquícios na superfície do cristalino, acarretando catarata precoce.
Quem faz uso de medicamentos contínuos, recomenda-se um acompanhamento oftalmológico em paralelo, para monitorar os efeitos na visão.
Por exemplo, os betabloqueadores para controlar a hipertensão arterial, o que aumenta o risco de até 30% da opacificação do cristalino.
Existe cirurgia para catarata precoce?
Após uma avaliação clínica e exames oftalmológicos, caso seja constatada a catarata precoce, a cirurgia é indicada.
A cirurgia de catarata consiste na substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial, chamada de lente intraocular.
Essa lente é personalizada, isto é, feita sob medida, de acordo com a curvatura da córnea de cada paciente.
O mais importante aqui é estar atento aos sinais de catarata precoce e consultar um oftalmologista o quanto antes, para evitar a progressão da doença e até a perda de visão!