Doença Catarata

saiba um pouco a respeito

A catarata é uma opacificação do cristalino, lente normalmente transparente do olho, que leva a dificuldade em enxergar, podendo afetar um ou os dois olhos.

Sintomas Os sintomas dessa patologia podem incluir cores desbotadas, visão embaçada, halos, sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar à noite. A visão nublada causada pela catarata pode dificultar a condução de um carro (especialmente à noite), a leitura, caminhadas (quedas frequentes) ou para ver a expressão no rosto de uma pessoa.

Possíveis causas da catarata A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente com o passar dos anos, não incomodando a visão no início. Geralmente é detectada em indivíduos com mais de 50 anos, mas há casos de crianças que já nascem com a doença por problemas genéticos e hereditários ou ainda causada por infecção ou inflamação que tenha comprometido a mãe e o feto. 
Outros fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver a catarata, incluem: a diabetes, trauma, cirurgia ocular no passado, exposição excessiva à luz do dia ou uso prolongado de medicamentos compostos por esteroides.


Diagnóstico Para determinar se você tem uma catarata, o seu oftalmologista irá rever o seu histórico médico, os sintomas e realizar vários testes e exames.

Tratamento da catarata A cirurgia deve ser considerada quando a catarata causar diminuição visual que afete as atividades cotidianas. Detectada a catarata, o único tratamento é o cirúrgico. 
A cirurgia pode ser realizada a partir de duas técnicas, a facoemulsificação ou através do laser de femtosegundo, ficando a critério do médico e do paciente escolher a que mais atende suas necessidades.

Durante a cirurgia, que habitualmente é realizada sob anestesia local, a catarata é retirada e substituída por um implante, a lente intraocular. 
O grau da lente a ser implantada é calculado utilizando-se medidas que incluem o tamanho do olho. Estas lentes podem compensar a retirada do cristalino, corrigindo a visão à distância, diminuindo a dependência em relação aos óculos. 
A correção do grau não se limita mais à patologias como hipermetropia ou miopia. Lentes de alta tecnologia (lentes premium), permitem corrigir astigmatismo através das lentes tóricas, e a presbiopia, através das lentes multifocais.

Pós-operatório Após a cirurgia da catarata, o paciente pode retornar quase que imediatamente às suas atividades, exceto às mais cansativas. 
Colírios serão receitados conforme orientação do oftalmologista. Outras consultas serão necessárias para avaliação do resultado obtido.

Agende agora mesmo um horário com o Dr. Vinícius Pereira


Cuide da sua visão e veja a Vida de forma Diferente! Prevenir é a melhor solução contra Imprevistos!